Curso: Efeito borboleta

Curso: Efeito borboleta
Efeito borboleta é um curso desenhado para quem sente que seu negócio vive em estado de caos. Caos significa desordem, confusão e tudo aquilo que está em desequilíbrio.

Há ferramentas na administração, sobretudo no marketing, capazes de colocar em ordem o seu negócio e a sua relação com o mercado. Em ordem de prosperidade. 3 meses de curso. Um encontro e a discussão de uma ferramenta por semana. Apenas 8 participantes. Um ambiente de aprendizado que só o Boaventura Lab pode te propiciar. Um consultor de empresas com a experiência de mais de 700 projetos de mercado. Esses são os ingredientes para uma vivência capaz de fazer você (re)pensar o seu negócio e a sua ligação com o mercado.

Não deixe passar essa oportunidade de preparar o seu negócio para o segundo semestre que você deseja ter.

Objetivo:
Construir um plano de marketing para cada empresa participante do curso. Um plano que não se limite a formalização de um documento. Que vá além! Um momento para (re)pensar cada negócio a partir dos pilares que sustentam a relação com o mercado e suas consequências: vendas, reputação da empresa e fidelidade dos clientes.
Carga Horária/Cronograma:
76h divididas em 14 encontros. 28h em sala de aula e 48h em atividades práticas dentro do seu negócio. Encontros todas as quartas-feiras durante 3 meses.
Duas turmas estão disponíveis para esse curso. Turma pela manhã com encontro entre 8h e 10h. E turma da noite com encontro entre 18h30 e 20h30.
Início das duas turmas: 19 de setembro.
Método:
Semanalmente nos encontraremos. Cada encontro será destinado ao tratamento e discussão de um conceito e sua implementação prática. A construção do seu plano de marketing acontecerá ao longo do curso a partir de: reflexões guiadas pelo facilitador Marcelo Magalhães e pela troca de experiências entre os participantes do curso. Nosso objetivo final é preparar cada empresa para o novo cenário de mercado que se impõem.
Conteúdo Programático:
  1. Visão de mercado e estrutura do plano de marketing (estratégico e tático).
  2. Visitando o público alvo:
    • Definição da persona;
    • Mapa de empatia.
  3. Análise do comportamento de compra do consumidor:
    • Mapeando a jornada de compra;
    • Insights competitivos.
  4. Potencial de mercado:
    • Levantamento de dados e tendências;
    • Pesquisa de mercado.
  5. Segmentação de mercado.
  6. Mapeando as melhores oportunidades de mercado:
    • Análise da concorrência.
  7. Definindo a vantagem competitiva.
  8. Proposta de valor do produto/serviço.
  9. Proposta de precipitação.
  10. Proposta de comunicação.
  11. Proposta de canais de distribuição ou de acesso ao produto/serviço.
  12. Posicionamento de mercado:
    • Como o cliente passará a ver o seu negócio?
  13. Prototipação:
    • Teste de conceito. Ensaio. Aceitação do mercado.
  14. Definição do investimento necessário. Indicadores de mensuração de retorno.
  15. Apresentação persuasiva do seu plano de marketing.
Vagas:
Apenas 8 participantes. Turmas pequenas que permitam a troca próxima de experiências. Em função dessa premissa, cada empresa poderá inscrever no máximo 2 participantes.
Duas turmas estão disponíveis para esse curso. Aulas sempre as quartas-feiras. Turma pela manhã com encontro entre 8h e 10h. E turma da noite com encontro entre 18h30 e 20h30.
Valor:
R$ R$ 1.796 pagos em quatro parcelas R$ 449, aqui mesmo com o seu cartão de crédito e toda a segurança do PagSeguro.
Pré-Requisitos:
Esse curso é destinado a proprietários ou executivos de empresas. Empreendedores que desejam tirar a sua nova ideia do papel também são bem vindos.
Facilitador:

Marcelo Magalhães


Me graduei bacharel em ciências da computação, mas ainda na UFPA flertava com a administração. Daí cursei pós-graduação em gestão de serviços pelo IEE, pós-graduação em gestão de varejo pela FIA, pós-graduação em marketing pela ESPM e finalmente durante dois ricos anos cursei o mestrado em administração de empresas na FEA/USP.

13 anos atrás fundei a Interpreta com o propósito de produzir pesquisas que fossem além das estatísticas descritivas. O nome da empresa não é atoa. E desde então me sinto realizado, gosto do que eu faço e tenho a sensação que eu me preparei a vida toda para isso, para estudar o comportamento de compra e consumo, para ser útil no aprimoramento de produtos e serviços. Quer um número? De lá para cá foram mais de 700 pesquisas que realizei e ainda acho que esse é apenas o início dessa história.

Mais recentemente, em 2014, concebi o Varejo Eficiente: um método desenhado para aprimorar a produtividade de empresas de varejo. O alicerce desse método é o intenso uso de algoritmos de inteligência analítica e alguns passos no sentido da inteligência artificial.

Minhas conversas são demoradas, gosto de discutir o status quo. Talvez venha daí a minha ligação com artistas e artesãos. Minha alegria é receber amigos e encontrar um bom debate. Por tudo isso, também sou fundador da Boaventura Lab.

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